Arquivos JB News 10 Anos
O Código Nacional de Ciência é um passo importante, frisa presidente da Fapemat
“O Código Nacional de Ciência é um passo importante”, frisa presidente da Fapemat
Projeto que cria Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é aprovado na Câmara
Isadora Veloso
A Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira [9] o Projeto de Lei nº 2177/11, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta busca criar um ambiente de trabalho mais favorável para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação no Brasil, com a redução da burocracia na captação de investimentos para o setor. O projeto segue agora para ser votado no Senado Federal.
Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso [Fapemat], Antonio Carlos Maximo, “trata-se de um passo importante para todos os pesquisadores brasileiros. Não podemos esquecer que o PL foi elaborado por muitas mãos de pesquisadores e cientistas do Brasil, especialmente sob a coordenação do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa [CONFAP]. Na verdade, é um texto discutido amplamente e escrito pelas áreas de conhecimento ao longo de quase cinco anos”. E complementa: “esperamos que o texto votado na Câmara seja aprovado sem alterações pelo Senado”.
A proposta, além de estimular a participação de pesquisadores de instituições públicas em projetos de pesquisa realizados em parceria com o setor privado, simplifica o processo de contratação e de financiamento de pesquisa científica entre institutos de pesquisas e empresas privadas. Tais mudanças definem as atividades científicas e tecnológicas como estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do país.
Também está previsto no texto o apoio do poder público na criação de ambientes promotores da inovação, como incubadoras de empresas, parques e polos tecnológicos, que terão suas próprias regras para selecionar as empresas ingressantes.
Tanto os governos [federal, estaduais e municipais] quanto as instituições científicas e tecnológicas públicas [ICT’s] e as agências de fomento poderão ceder o uso de imóveis para a instalação desses ambientes.
O Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação regulamenta as modificações da Emenda Constitucional 85, que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação.
[Com informações da Câmara dos Deputados] http://www.revistafapematciencia.org/noticias/noticia.asp?id=777
Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros
O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
CUIABÁ6 dias atrásOperação Gorjeta expõe suspeita de que seis vereadores teriam direcionado R$ 5,5 milhões em emendas para lavagem de dinheiro em Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias atrásAbílio anuncia isenção do IPTU para ruas sem asfalto e R$ 120 milhões para pavimentação em Cuiabá, VEJA
-
CUIABÁ4 dias atrásGolpista explorava medo dos escândalos: homens casados eram os principais alvos da extorsão revela polícia
-
POLITICA6 dias atrás“Saiu de um canto e foi para o beco”: Paulinho da Força avalia que Caiado caiu no conto do vigário, e desistiu da disputa presidencial após ida ao PSD, VEJA
-
Policial4 dias atrásSargento da PM é afastado suspeito de roubo de moto em Várzea Grande; Justiça e Corregedoria intensificam apurações
-
CUIABÁ7 dias atrás“Operação mirou só o gabinete de Chico 2000; vereador segue afastado, recebendo salário e suplente só após 30 dias” diz procurador da Câmara de Cuiabá,VEJA O VÍDEO
-
Policial6 dias atrásMauro Mendes parabeniza forças de segurança após confronto com bandido morto em Sorriso e manda recado a bandidagem: “são duas opções, cadeia ou morte”, VEJA
-
Policial6 dias atrásIrmãs são detidas após tentarem registro no CRM-MT usando documentos falsos








